Tuesday, October 28, 2008

OBAMA: O FENÓMENO

BARACK OBAMA PODE OU NÃO VIR A SER ELEITO PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. O FACTO CENTRAL É QUE ESTE AMERICANO, ESTE CIDADÃO DO MUNDO, ENTROU PARA A HISTÓRIA UNIVERSAL. AINDA EM CAMPANHA, ULTRAPASSOU JÁ, EM POPULARIDADE, ATÉ O MALOGRADO JOHN KENNEDY.
BARACK OBAMA É UM FENÓMENO GLOBAL. FALA-SE DELE EM TODAS AS LÍNGUAS, EM TODOS OS PAÍSES. AQUI EM CABO VERDE TORNOU-SE USUAL VER-SE GENTE DE TODAS AS RAÇAS, DE CULTURAS DIFERENCIADAS, ORIUNDAS DE VÁRIOS PONTOS DO GLOBO, FALANDO DE OBAMA.
A EVENTUAL ELEIÇÃO DE OBAMA SERIA APENAS A CONSAGRAÇÃO DE UM POLÍTICO VERSÁTIL, UM COMUNICADOR EXÍMIO, UM VERDADEIRO SEDUTOR, NO SENTIDO MAIS AMPLO DO TERMO. E SERIA, TAMBÉM, UM SINAL DE QUE OS AMERICANOS RECONHECEM E SE ORGULHAM DA GÉNESE DA SUA NAÇÃO . SERIA UM PASSO DE GIGANTE NO SENTIDO DA REALIZAÇÃO DO SONHO DE MARTIN LUTHER KING.
MAS BARACK OBAMA, SENDO OU NÃO ELEITO, É JÁ UM SÍMBOLO DO PODER DA EDUCAÇÃO E UM SINAL FORTE PARA A JUVENTUDE NÃO CAUCASIANA.

A ÁFRICA LUSÓFONA FICOU ÓRFÃ DEPOIS DE PERDER OS SEUS LÍDERES HISTÓRICOS (CABRAL, NETO, MONDLANE E MACHEL). E ISSO UM POUCO EM CONSEQUÊNCIA DE ALGUMA RETICÊNCIA EM RELAÇÃO A KALUNGANO E ALGUNS OUTROS, POR CAUSA DA MISTURA DE RAÇAS QUE CORPORIZAM. A CONSAGRAÇÃO DE OBAMA, NUM AMBIENTE COMO O DOS ESTADOS UNIDOS, PODE CHAMAR TODA A ÁFRICA À RAZÃO, MORMENTE OS PAÍSES LUSÓFONOS, CUJA MAIOR RIQUEZA RESIDE NA MISTURA DE RAÇAS E NO ENCONTRO DE CULTURAS.
A CONSAGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO A CHAVE QUE ABRE TODAS AS PORTAS (MESMO AS DA CASA BRANCA) SERIA A MAIOR LIÇÃO A TIRAR DA TRAJECTÓRIA DE OBAMA, SENDO OU NÃO ELEITO.

NÃO ACREDITO QUE MUDE MUITA COISA NA POLÍTICA DOS ESTADOS UNIDOS. PODERÁ SER UMA VITÓRIA DE BARACK OBAMA, MAS SERÁ UMA ADMINISTRAÇÃO DEMOCRATA. QUER ISSO DIZER QUE QUEM GOVERNARÁ, DE FACTO, SERÁ MENOS OBAMA E MAIS A OLIGARQUIA INSTALADA À VOLTA DO PARTIDO DEMOCRATA. POR MAIS PEQUENAS DOAÇÕES (DOAÇÕES DE CORAÇÃO) QUE A CANDIDATURA DE OBAMA TENHA RECEBIDO, O EFECTIVO FINANCIAMENTO DA CAMPANHA FOI FEITO PELOS PODEROSOS CAPITALISTAS. E ESTES, NÃO DÃO: OU EMPRESTAM OU INVESTEM. E ESTÁ PROVADO QUE AS DITAS DOAÇÕES PARA AS CAMPANHAS SÃO, NA VERDADE, INVESTIMENTOS DE CURTO PRAZO. AS FACTURAS COMEÇAM A SER APRESENTADAS NO DIA SEGUINTE À POSSE. E NÃO VEJO COMO OBAMA PODERÁ ESCAPAR À COBRANÇA.
POR AQUI JÁ CORREM NOTAS, PROVENIENTES DE CABO-VERDIANOS RESIDENTES NOS ESTADOS UNIDOS, DANDO CONTA DO QUASE CERTO AUMENTO DE IMPOSTOS PELA ADMINISTRAÇÃO DEMOCRATA. JÁ CORRE ALGUM DIZ-QUE-DIZ SOBRE ALGUMA PROPENSÃO DE OBAMA EM COLMATAR AS BRECHAS DO SEU DISCURSO COM INVERDADES. ESTÁ SENDO REPETIDO POR TODO O LADO AQUELA ESTÓRIA DO JORNALISTA QUE FICOU EXTASIADO COM UMA ENTREVISTA QUE FEZ A OBAMA, MAS NO TEXTO DA QUAL A MULHER DESCOBRIU UM SEM-FIM DE CONTRADIÇÕES. ENFIM, BARACK OBAMA É UM HOMEM COM UMA FORTE VOCAÇÃO SOCIAL, UM DISCURSO FORTE E SEDUTOR, MAS QUE NÃO TEM COMO SOBREPOR-SE AOS FINANCIADORES, ÀS LIDERANÇAS DO SEU PARTIDO E À PRÓPRIA POLÍTICA EXTERNA DOS USA (QUE FUNCIONA NO SENTIDO INDICADO PELOS INTERESSES DO CAPITALISMO INTERNACIONAL). ACREDITO, CONTUDO, QUE, NA PEQUENA MARGEM DE MANOBRA QUE PUDER CONQUISTAR, PODERÁ DAR UM TOQUE PESSOAL À POLÍTICA EXTERNA DOS ESTADOS UNIDOS, AO MENOS NO QUE À ÁFRICA DIGA RESPEITO. NÃO TENHO A CERTEZA É SE AS EVENTUAIS MUDANÇAS ALCANÇARÃO A DIMENSÃO NECESSÁRIA.

ASSISTE-SE NOS ESTADOS UNIDOS, EM CABO VERDE E UM POR POUCO POR TODO O LADO, A UMA CONFLUÊNCIA DOS ADEPTOS DA MUDANÇA EM TORNO DAS PROPOSTAS DE OBAMA. A LEGIÃO DAS PESSOAS QUE CRÊEM QUE O MUNDO E A POLÍTICA PRECISAM PASSAR UM PROCESSO DE MUDANÇA QUE ABRACE VALORES HUMANISTAS ESTÃO ENTUSIASMADOS COM A FORTE PROBABILIDADE DE OBAMA VIR A OCUPAR O SALÃO OVAL DA CASA BRANCA. ACREDITAM PIAMENTE QUE SERÁ POSSÍVEL ULTRAPASSAR OS PONTOS FRACOS DO PARTIDO DEMOCRATA, CONTORNAR A PRESSÃO DOS «DOADORES» DE CAMPANHA E CONSEGUIR QUE AS COISAS MUDEM NOS USA, MORMENTE A POLÍTICA EXTERNA DE DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS.
MAS, A PAR DESTES, EXISTEM AQUELES QUE MANTÊM UMA FÉ INABALÁVEL NO PARTIDO REPUBLICANO (E NÃO SÃO POUCOS); HÁ AQUELES QUE, EMBORA ADMIREM OBAMA, DESCONFIAM DO PARTIDO DEMOCRATA (A EXPECTATIVA DO AUMENTO DOS IMPOSTOS PESA E MUITO); HÁ-OS QUE DUVIDAM DOS POLÍTICOS, SEJA DE QUE QUADRANTE POLÍTICO FOREM (POLÍTICO BOM É NA OPOSIÇÃO); HÁ QUEM TENHA FORTE RESISTÊNCIA AOS BONS COMUNICADORES COMO OBAMA (QUE CONSIDERAM VENDEDORES DE BANHA DE COBRA).
ENFIM, HÁ MUITA EUFORIA E ALGUM CEPTICISMO SE DIGLADIANDO À VOLTA DAS AMBIÇÕES DE BARACK OBAMA. EM MEU ENTENDER, E PELO QUE ME TEM SIDO DADO LER E OUVIR, O PESO DOS EUFÓRICOS PODE MUITO BEM SOBREPOR-SE AO DOS OBAMA-CÉPTICOS. MAS UMA COISA SÃO AS INTENÇÕES DE VOTO E A POPULARIDADE DE UM CANDIDATO; COISA DIFERENTE É A INTRODUÇÃO DO VOTO NA URNA. E É ISSO QUE CONTA.
BARACK OBAMA PRESIDENTE? FINE! MAS, ELEITO OU NÃO, VEREMOS NELE, SEMPRE, UM EXEMPLO DO PODER DA EDUCAÇÃO E DO EXERCÍCIO MILITANTE DA CIDADANIA.

No comments: