Monday, January 27, 2014

QUEM TEM MEDO DE VIRGÍNIA WOLF? (2)

A NÃO INTELIGÊNCIA DE JMN
Acusaram-me um dia, em um post no Binókulu Pulitiku, de prestar péssima assessoria ao Presidente da República, por, em um post - respondendo, creio que a José Luís Neves - ter dito que JCF e JMN eram pessoas inteligentes e civilizadas e que não se deixariam levar por incendiários/tchustchucidores.

O nec plus ultra nessas coisas inócuas e anónimas insurgiu-se violentamente contra a qualidade de assessoria que o PR vinha recebendo, tomando como amostra o facto de ter referido que JMN seria um cara inteligente.

Um cara que se tem por inteligente como eu, mormente em uma função de assessoria de uma entidade que deve agir como árbitro e moderador de um sistema político, não deve deitar achas à fogueira; antes, deve deitar água na fervura. Daí que poderia ter postado que JMN era inteligente sem que o fosse, desde que isso contribuísse para acalmar os ânimos.

Mas JMN é inteligente ou não?

Se não for inteligente, como ficam Gualberto do Rosário (engambelado por JMN em 2001); Agostinho Lopes (derrotado em 2006); Carlos Wahnon Veiga (ultrapassado em 2011)?
Como pode um "não inteligente", como pretende o sapiente do BP, engambelar gente inequivocamente inteligente como Gualberto, Veiga e comandita?

Não pretendendo que JMN seja uma inteligência de outro mundo, ao nível de um Kissinger, de uma Hillary Clinton ou de um Marcelo Rebello de Sousa, não terá sido desmedido considerar inepta a assessoria de JCF por um Conselheiro seu ter considerado JMN suficientemente inteligente e civilizado para não entrar em briga empurrado por um qualquer, mesmo que esse seja um filhote seu?

A verdade é que, mesmo sem contar com a "inteligência pura" que assinou (?) o post, o mandato de JCF, enquanto chefe de Estado, tem sido objecto das melhores avaliações possíveis. A assessoria inepta não terá dado alguma contribuição para isso? Os posicionamentos de JCF, enaltecidos por um insuspeito João Branco e por gente dos mais variados quadrantes, políticos e geográficos, não terão contado com alguma contribuição dos ineptos assessores? A condução sublime das relações com os demais poderes, maximé com o Governo, não será resultado de uma assessoria madura e inteligente?

Não é chamando burro a JMN que ele passa a ser burro. E se ele não for inteligente, como pensa o nosso sabe-tudo, não é o facto de dizer que ele é inteligente que fará com que ele passe a ser... inteligente. Não foi por isso que ganhou 3 eleições Legislativas consecutivas. Nem isso desqualifica a assessoria do Presidente JCF.

Será que Virgínia WOLF ainda incomoda?
De todo o modo, que as inteligências puras do Facebook continuem a achar que o Zé é burro e que o Zona está mal assessorado. Em 2016 veremos quem está laborando em erro.

No comments: